Educação Infantil: período de descobertas e aprendizagens, voltada para o desenvolvimento das habilidades cognitiva, motora, emocional e social da criança.

A Criançartes é uma escola de Educação Infantil, que recebe crianças do Berçário (3 meses) até o 1º ano do Ensino Fundamental I (6 anos). Sendo uma empresa familiar, a escola tem vocação para o diálogo. Trabalha em parceria com a família, apoiando e incentivando a sua participação, seja nas reuniões pedagógicas, eventos ou em uma simples visita ao pátio que sempre está aberto no final do dia para recebê-las.

Nossa escola busca uma educação mais humana, que tenha a escuta e a resposta como condutores das relações e das práticas educativas. Acredita que o conhecimento deve ser transformado, aprofundado: o que os alunos sabem sobre o assunto?

Partindo desta questão, o objetivo é sempre estimular o conhecimento e a compreensão empírica dos fatos e do mundo. Entendendo o processo, os alunos são capazes de internalizar conceitos e utilizá-los como ferramenta para resolução de problemas e explicar o mundo da sua maneira, se expressando com o próprio corpo, pela música, pela dança, pela cultura e pelas artes em geral.

Oportunidades de aprendizado
Oferecemos oportunidades que desafiam o raciocínio e permitam à criança descobrir e elaborar hipóteses, porque é desta forma que ela poderá perceber o sentido e o significado do mundo que a cerca. Estimulamos a transmissão e construção de conhecimentos para o enfrentamento e resolução de problemas, além de combinar a ação educativa do grupo às necessidades e ritmos particulares de cada aluno. O currículo é organizado e concebido levando em consideração a gradação dos desafios cognitivos de acordo com cada faixa etária, ao qual se destina a diversidade social e cultural e os conhecimentos que se pretendem universalizar.

Espaço seguro e afetivo
Com mais de 1000 m2, a Criançartes oferece vários ambientes para a criança desenvolver sua autonomia: salas de aula, sala de leitura, pátios externos, lago, casinha, campinho, terraço, refeitórios e até uma parede de escalada para promover experiências motoras e explorações do corpo e do espaço.

Experiências culturais e artísticas
Acreditamos que a escola deva proporcionar vivências de diversidades de expressões culturais existentes na sociedade, permitindo assim que as crianças possam respeitá-las e incorporá-las, além de permitir o acesso a um universo rico estimulante e diversificado. Para tanto, oferecemos aula de Expressão Corporal, Música, Inglês, além de promover constantes trocas com o meio externo – passeios, visitas aos museus, festas, leitura de diversos portadores de textos e meios de comunicação – contribuindo desta forma para ampliação da visão de mundo, além de permitir que a criança ao construir suas hipóteses sobre o mundo que a cerca, possa elaborá-las tendo outros aportes, além da família e da escola.

Brincando e aprendendo habilidade sociais e emocionais
A brincadeira constitui uma forma de aprender, além de promover a construção de vínculos. Pensando nisso, valorizamos a vivência em grupo, o trabalho cooperativo, ao mesmo tempo que fortalecemos a auto-estima e a construção da identidade. A troca entre pares é rica e propicia o múltiplo olhar sobre os acontecimentos, permite os embates e discussões sobre a construção dos conhecimentos. Desta forma, a criança relaciona o que aprende na escola como sua própria maneira de ver o mundo.

Nutrição na Educação Infantil
Um diferencial da nossa escola é a alimentação de qualidade. Com um cardápio equilibrado e variado, nos orgulhamos do trabalho desenvolvido pela nossa nutricionista que, juntamente com a equipe da cozinha, prepara aulas de culinária e as refeições (cinco por dia no integral) com capricho e carinho. Afinal, uma alimentação diversificada precoce, também faz parte da educação e do direito fundamental das crianças a uma alimentação saudável. Estabelecer bons hábitos alimentares na infância, e mantê-los no decorrer dos anos, reduz o risco de doenças e tem um grande impacto na saúde e bem-estar da criança.

Para implementar esta proposta pedagógica, estimulamos que cada educador tenha uma intenção educativa, organizando o ambiente, planejando por iniciativa própria e com as crianças, as experiências de aprendizagem, sugerindo e coordenando as atividades e dando encaminhamento às propostas das crianças, além do uso das várias formas de expressão do meio ambiente, físico e social.

Para que tudo isso aconteça, e para que as nossas ações façam sentido, embasamos nosso trabalho no estudo do desenvolvimento infantil e na filosofia de encarar a criança como um sujeito de direitos, inclusive o direito de brincar e aprender. Queremos desafiar os alunos, incentivá-los a descobrir respostas. Nesse processo, a criança aprende a pensar, a planejar e a encontrar o seu próprio caminho.

Qual a nossa estrutura para dar suporte a nossa proposta?
Diretora
Diretora Pedagógica
Coordenadora Pedagógica
Psicóloga
Professoras de Turma
Professora de Música
Professora de Expressão Corporal
Auxiliares Estagiárias

A equipe técnica realiza um trabalho de formação/orientação de todas as pessoas que lidam com as crianças. É preciso entender porque uns tiram as fraldas antes dos outros, porque mordem, porque dizem tantos “Não”. Nosso olhar reflete a nossa compreensão da especificidade dessa faixa etária. Venha nos fazer uma visita ! Tem muito mais a ser falado e conversado!